AnjosdeÓrion

Generalidades físico-poético-filosóficas

Cacau a bebida dos deuses?

Posted by Lilian Neves Mise em @2010

Estava eu a pesquisar sobre antropofagia quando achei algo interessante sobre o cacau:

[…] O cacau representava, então na sociedade asteca, um código cultural de valor, na medida em que. além de ser usado como moeda de troca, era também reservado à degustação exclusiva do príncipe Montecuhzoma e de sua corte ao ser denominado, às vezes, de “bebida dos deuses” o produto líquido que dele se obtinha.

[…] o preconceito sobre o chocolate permanceu bem duradouro na Europa. O alimento permanecia como signo distintivo do sistema alimentar do “outro”, das populações periféricas.

[…] Entre os séculos XVII e XVIII, o chocolate vai assumindo uma função notável na aristocracia Européia e na Igreja Católica, sobretudo entre os jesuítas. Para estes últimos “o chocolate torna-se instrumento de insinuação religiosa, de penetração edificante, delícia nova oferta ad maiorem Dei gloriam”. Mais uma vez ele parece configurar-se como bebida divina.

in O apetite da antropologia por Adone Agnolin editado pela Humanitas

Não deixa de ser interessante que pela via econômica – a fortuna produzida pelo cacau – o culto do Império Inca seja distorcido e porém salvo. Retorna ao nosso continente como hábito cristão, hábito nosso enquanto identidade com os nativos, hábito renovado em sua volta ao mundo.

Podemos imaginar a partir deste ponto como o chocolate foi parar no ovo de páscoa. O que celebra este ovo? A destruição/crucificação dos Incas? Literalmente os “desbravadores europeus” beberam o sangue e comeram a carne deste povo. Eis o milagre da ressurreição, no chocolate que acaba por adentrar a cultura europeia… pena que tenhamos esquecido o crucificado, e só lembremos de comer a sua carne olhando para imagens estranhas à nossa cultura.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: