AnjosdeÓrion

Generalidades físico-poético-filosóficas

Abrindo o mar

Posted by Lilian Neves Mise em @2008

Êxodo, 14

Observando o contexto da travessia, lembra-se muito um nascimento, de um lado existe um lugar que já foi bom mas tornou-se apertado e estreito. É como o bebe apertado no útero e sufocado, ao se dar conta disso vai em busca de uma mudança, nesse sentido o momento da passagem é bem difícil, não conhecendo o outro lado não se sabe se é possível vida fora desse contexto.

Conta-se, nas interpretações alegóricas rabínicas, que foi somente quando um homem seguiu o imperativo de marchar e se por dentro das águas, indo sem temer deixando chegar água a altura do nariz, é que estas se abriram.

Como na gestação, somente quando o bebe se perceber pronto e iniciar sua jornada para o outro lado é que o suprimento será cortado e as forças irão no sentido de nascer. Quando o suprimento é cortado e sentimos medo, queremos renunciar a jornada: “Não havia, porventura, túmulos no Egito, para que nos conduzisses a morrer no deserto? Por que nos fizeste isso, tirando-nos do Egito?” (Ex 14; 11). Mas não é não é respirar adquirir autonomia em relação as águas que nos envolviam?

Então o “milagre” não é responsabilidade do divino – a mãe apenas pode gestar e nutrir – mas do ser que se dá conta da sua condição e resolve mudar. (não é a mãe que expulsa o bebê, nem D-us que abre o mar, mas o ser que resolve seguir o chamado interno de Marchar”.

É o ser que se dá conta da sua condição e resolve assumir um caminho particular, em busca de assumir a si, e enfrentar o deserto.

Uma resposta to “Abrindo o mar”

  1. Olá

    Passei pra conhecer o blog e estou maravilhada com os textos a forma com que vc aborda de varios assuntos de como fala sobre a alma,ADOREI mto bacana msm.
    Te convido a conhecer meu blog tb,espero sua visita.

    Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: