Segunda lição de psicanálise [Fichamento]
Posted by Lilian Neves Mise em @2009
(parte1) Freud (distanciamento de seus mestres e início de seus experimentos clíncos)
Breuer
v Hipótese psicológica
Ø Experiência clínica
Ø Uso de hipnose profunda (Tratamento cartático)
Ø Traumas psíquicos eram equivalentes a traumas físicos
Charcot e Janet
v Hipótese biológica
Ø Experiências de laboratório
Ø Divisão da mente e dissociação da personalidade (Janet)
Ø Hereditariedade e degeneração do sistema nervoso (franqueza congênita do poder de síntese psíquica) (Janet)
Freud (distanciamento de seus mestres e início de seus experimentos clíncos)
Ø Nota que a hipótese de “fraqueza mental” proposta por Janet não se confirma na prática, pois se por um lado há uma capacidade diminuída, por outro aparecem sintomas compensadores, ou capacidades aumentadas.
Ø Diverge de Janet a respeito da dissociação histérica, pois parte da prática terapêutica enquanto Janet parte das experiências de laboratório.
Ø Abandona por motivos práticos o procedimento cartático de Breuer e procura agir com os pacientes em estado normal.
Ø É estimulado a isso pelo experimento de Bernheim que demonstra que o esquecimento no estado de sonambulismo hipnótico era somente aparente, podendo retomar as lembranças em estado normal através da insistência que era possível lembrar.
Ø O método apesar de inadequado permitiu tirar algumas conclusões: que as recordações esquecidas não haviam se perdido, estavam prontas a ressurgir em associação com os fatos sabidos, alguma força detinha as lembranças (resistência)
[A força que mantinha o estado mórbido fazia-se sentir como resistência do enfermo]
(parte 2) Freud Concepção dos processos psíquicos de histeria
Ø Tem como alicerce a idéia de resistência
Ø A cura se dá pela supressão das resistências
Ø Propõe que a mesma força que se opõe à lembrança deve ter agido anteriormente expulsando da consciência os acidentes patogênicos correspondentes.
Ø A este processo ele nomeou repressão
Ø Repressão:
· Em todos os casos tratava-se de um conflito entre um desejo violento e aspirações morais e estéticas da própria personalidade.
· Essas aspirações individuais são as forças repressivas que expulsam da consciência um desejo incompatível que traria imenso desprazer.
· Desta forma a repressão é um meio de proteção da personalidade psíquica.
· Ex. de caso clinico, didático (paragrafo9, 10) <consciente, inconsciente, psique>
Ø Se diferencia de Janet por se opor a uma hipótese biológica (genética , inata) e ao propor a discussão de uma teoria psicológica que estuda os conflitos psíquicos.
Ø Se distância de Breuer, pois a hipnose encobre a resistência.
(parte 3) Freud Condução da psicanálise
Ø Breuer: esclareceu que os sintomas estavam relacionados com experiências patogênicas/traumas psíquicos.
Ø Ex. didático (parágrafo 13)
Ø Formação de sintomas
· Impulso desejoso continua a existir no inconsciente à espreita de oportunidade para se revelar.
· O sintoma aparece como substituto do desejo reprimido
· Possui traços da idéia primitivamente reprimida
Ø Tratamento
· Desvendar o trajeto pelo qual se realizou a sustituição
· Recuperação sintoma é reconduzida até a idéia reprimida.
· Consideráveis resistências são desfeitas
· Paciente alcança com orientação do médico uma solução melhor para o conflito. (conflitos e neuroses podem combinar entre si)
§ Paciente pode se convencer que repelira sem razão o desejo e aceitá-lo total ou parcialmente
§ O desejo pode ser direcionado para um alvo irrepreensível e elevado (sublimação)
§ Desejo é julgado justo de repulsão e o mecanismo de repressão é substituído pelo controle consciente do desejo.
FREUD. Cinco Lições de Psicanálise, in: Freud: Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, p 3-36.
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